Tira-Teima 2


Durante a 1a Etapa do Circuito IFCE realizado sábado passado alguns jogadores estavam com certa dúvida sobre a posição do diagrama acima. Uns diziam (e demonstravam) que era empate, outros que as negras venciam. Na hora acho que consegui demonstrar, no pouco tempo antes do início da rodada, como as negras poderiam vencer. Mas pra não haver dúvidas prometi comentar aqui no blog.
O veredito aqui é rápido e nem precisa do tira-teima (pra quem não sabe o tira-teima é o Rybka4 :D): as negras vencem! O problema aqui é o "como as negras vencem". Embora pareça obvio para muitos jogadores (que já estudaram os finais básicos), este tipo de posição gera muita incerteza no jogador menos familiarizado com estes tipos de finais. Isso se deve ao fato de que, nestas posições, é muito difícil calcular com precisão todas as variantes e subvariantes. Neste caso, ter o plano correto (e não as variantes) é essencial.
 
Plano das negras
O PLANO: Embora a quantidade de peões seja a mesma para ambos, o peão negro "PASSADO" E "DISTANTE" na coluna a é decisivo (por isso que se sabe rapidamente, sem muitos cálculos, que as negras vencem ;D). O segundo diagrama mostra qual o plano das negras :
1.Avançar os peões da ala do rei para fixar os peões brancos;
2.Usar o peão a como "boi-de-piranha" para distrair o Rei branco e;
3.Enquanto o Rei branco vai impedir a promoção do peão a, o Rei negro vai à captura dos peões brancos.
A EXECUÇÃO:
1... f5!
Iniciando a primeira fase do plano (fixar os peões brancos). Podia ser também h5 e até mesmo a5, invertendo um pouco a ordem do plano. Como disse, o importante é o plano e não as variantes.
2.Rd3
Avançar os peões só ajuda a travar a posição
2. ... h5!
Primeira fase concluída, agora é avançar o peão da torre
3.f3
Esse foi o lance mais jogado na hora para tentar dificultar a entrada do Rei negro. Se quiser entrar agora vai ter que ser via c4-d3 em vez de e4-d3-f2.
3.... Rd5
Já preparando o Rei para entrar no campo inimigo. Ou se preferir pode jogar 3... a5, ou se quiser seguir o plano a risca 3... h4 fixando de vez os peões brancos
4.Rc3 a5!
Agora inicia a fase 2 : Avançar o "peão-de-piranha"
5.Rd3 (Alguma idéia melhor??) a4 6.Rc3 a3 7.Rb3 h4!
Dando um tempinho pro rei branco sair do meio do caminho para começar a terceira fase. Podia ser também a2.
8.Rxa3 Rc4!
E começa a fase 3 do plano
9.Rb2 Rd3 10.e4 fxe4 11.fxe4 Rxe4 12.Rc2 Re3 (Diagrama)
e o resto dos peões brancos vão pro saco.

Tentei ser o mais simples possível, poupando a todos de subvariantes tediosas, e focando no mais importante : O PLANO. Mas se ainda tem alguma dúvida, pode comentar ai ou basta tentar contra o computador e verá que o plano funciona mesmo (mas não está imuni à capivaradas :D).
Até a próxima!

Comentários