Defesa da "Peste"

Acredito que todo mundo já tenha pelo menos ouvido falar no ardiloso Gambito Budapeste (1.d4 Cf6 2.c4 e5!?). Uma variação menos conhecida é o gambito "cabra-da-peste" (pra quem não é do NE, significa uma pessoa valente, perigosa), batizada assim pelo mestre cearense Ronald Câmara em sua antiga coluna de xadrez no jornal Diário do Nordeste (êita que eu peguei pesado agora :D) numa partida do Zonal Nordeste onde André Capiberibere jogou assim : 1.d4 e5?!.

Na primeira rodada do Memorial Acioli Borges deste ano o campeão do torneio, Hugo Buarque, jogou uma linha que eu ainda não conhecia: 1.d4 d5 2.c4 c6 3.Cc3 e5!? Infelizmente não vou ter o prazer de batizar esse gambito pois já tem nome, trata-se do Contra-gambito Winawer. Não chega a ser um gambito porque as negras recuperam o peão imediatamente após 4.cxd5 (se 4.dxe5 d4 como na linha principal, só que agora o peão d negro não está isolado) cxd5 5.dxe5 d4 6.Ce4 Da5+ seguido de Dxe5 recuperando o peão. Segundo Hugo, a sequência normal seria 7.Bd2 Dxe5 recuperando o peão e atacando o cavalo ganhando assim um tempo. Mas, sempre tem um mas (é por isso que não gosto de estudar aberturas, meus adversários nunca fazem os lances que estudo :-( ), as brancas jogaram 7.Cd2 e agora depois de 7.... Dxe5 (Cc6 seria melhor) continuam com 8.Cf3 atacando a dama e ficando com um bom desenvolvimento. Hugo disse que passou por uns aperreios com a Dama sendo atacada por todos os lados mas as brancas cometeram um erro grave perdendo uma peça no lance 19.

Segundo Pedro Neto, um estudioso da defesa Eslava (1.d4 d5 2.c4 c6), essa linha chegou a ser jogada em torneios top de linha com resultados animadores, até que jogaram contra Kasparov que acabou com a festa :(. Procurando no mega database 2011, só encontrei apenas uma partida de Kasparov. Mas foi a partida, porque o cara ganhou o prêmio de 50.000 pesos de melhor partida da Olimpíada. O detalhe é que ele fazia parte da banca julgadora :D. (Os comentários são de Chandler,M, traduzidos e adaptados por mim).

Play chess online
DICA DO BRANDÃO
Pra quem gosta de confusão ou de aventuras dentro das 64 casas, essas defesas são um prato-cheio. Mas jogar estas linhas despreparado pode levar a surpresas indesejáveis como isso :


ou isso :

Play chess online

Portanto, pra quem não tem tempo de ficar estudando essas coisas todas e muitas outras (como por exemplo o contra gambito Albin 1.d4 d5 2.c4 e5), ou simplesmente não querem correr riscos desnecessários, recomendo que façam como eu: Primeiro jogue 1.d4 e depois 2.Cf3!.(Até o Leone faz isso :D). Ai sim, podemos seguir com c4, Cc3, etc. ;-). Só não dá pra evitar os cabras-da-peste!

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu recentemente tenho considerado mudar de 1e4 para 1d4 e olhando as partidas dos jogadores top no ceara tiva a impressão de que no Ceará 2Cf3 é mais comum que 2c4. Eu particularmente não gosto dessa abordagem pois me parece que o branco se priva da mais opções do que tira do negro. O branco renuncia a possibilidade de jogar f4 contra a benoni ou certas linhas com f3 contra a india do rei e em troca remove do negro o albin e o budapeste. Em sintese me parece que o branco renuncia certas boas linhas para evitar linhas duvidosas. Essa abordagem é boa se filtrada por oponente (i.e, se analisa o repertorio do oponente antes de decidir o segundo lance) mas não considero uma solução para os problemas do branco.

    ResponderExcluir
  3. O Kasparov joga muito! Mas como o Garry não tem pupilos aqui no CE, quem sabe não insisto no contragambito Winawer! kkkkkkk

    Muito bom post! Valeu Marcius.

    ResponderExcluir
  4. Uma opção contra o contragambito Winawer é jogar 5.e3 e a partida vira uma Defesa Francesa com cores invertidas e um tempo a mais para as brancas! Certamente não era isso que as negras tinham em mente.

    ResponderExcluir
  5. Uma opção contra o Contragambito Winawer é jogar 5.e3 e a partida se torna uma Defesa Francesa com cores invertidas e um tempo a mais para as brancas! Certamente não era isso que as negras tinham em mente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário