Não ofereço empate


Não será preciso aguardar 2012 quando a Comissão de Modernização da FIDE provavelmente irá retirar a oferta de empate das regras do xadrez. Em dezembro agora já teremos uma boa noção de como funcionará o xadrez sem o empate por comum acordo. A FCX divulgou oficialmente esta semana o folder da Final do Campeonato Cearense Absoluto de 2011 que será realizado de 15 a 18 de dezembro (ver folder) e nele a novidade: A forma de disputa será o Shuring 310. Ou seja, todos contra todos, onde uma vitória vale 3 pontos, o empate apenas 1 e a derrota 0. Medida solicitada e aprovada pelos próprios finalistas.

É claro que nem a tabela 310 nem a retirada da regra evitará os empates combinados. A própria FIDE já desencanou  disto e reconheceu que o empate é "parte integrante do jogo de xadrez" e não fará "soluções radicais".
FIDE COMMISSION FOR MODERNISATION, Agosto de 2011
Sempre que se obriga os enxadristas a jogarem quando eles não querem acontecem coisas inusitadas. Lembro de um caso (mas não consegui achar nem o torneio nem os jogadores) que aconteceu em São Paulo quando a organização disse que não aceitaria empate com menos de 20 lances. A resposta foi logo na primeira rodada com a seguinte partida:



Play online chess


Os mais pirotécnicos preferem empatar assim:




E os mais discretos assim :



Play online chess

Comentários